domingo, 12 de abril de 2009


Oral B chega ao brasil com o ultimo produto que faltava para completar seu portfolio de cuidado com a boca, a pasta de dente. Mas por mais simples que pareça lançar uma pasta de dentes, por trás disso houve um grande planejamento.
Um lançamento bem planejado e bem executado pode mudar a imagem de uma marca, e o maior exemplo é o iPod.
No caso da Oral B foram dez anos de pesquisa de 
mercado e estudos científicos, e o grande diferencial é que a P&G por ser inovadore, tem a propriedade de mais de 25000 patentes, e fez uso de 25 destas, como substâncias que não estão em nenhuma outra pasta de dentes. 
Primeiro houve um lançamento nos EUA, com o nome de Crest Pro Health. A novidade foi tão bem aceita que a Crest voltou a ser a primeira em pastas de dente, tomando o posto que era da Colgate. 
Após o lançamento desta, foram quase três anos de estudo só do mercado brasileiro, com hábitos de consumo de pasta, hábitos de escovação, etc., para que aqui eles obtivessem o mesmo êxito.
A escolha do nome também foi de grande importância, uma vez que eles optaram por mudar de Crest para Oral-B, uma marca com muito mais tradição e apelo de massa aqui no Brasil, e que tinha um apelo de tradição e confiabilidade. 
Tanto auê por uma simples pasta de dentes. Pois é, é que o segmento de pastas de dentes movimenta  milhões aqui no Brasil, e cada pequeno aumento na participação desse segmento aumentará em grandes quantidades o seu lucro, e desta vez, baterá de frente com as líderes de mercado no Brasil: Colgate, Sorriso e Close Up.
A estratégia de lançamento será discreta. Apesar de já terem campanhas gravadas, inicialmente se focaram em distribuir embalagens em consultorios dentistas, para darem de amostra grátis, e como brindes em packs promocionais, além de colocarem os produtos em apenas 1% dos PDVs, aqueles considerados estratégicos. O objetivo é despertar a atenção e gerar expetimentação. Segundo pesquisas, quem experimenta produtos da Oral B tende a adotá-la como marca preferencial, e se isso for mesmo certo, não demorará muito para que a Oral B ganhe um grande espaço.
Isto deixa claro como o planejamento de lançamento ou até modificação de um simples produto envolve muito mais do que apenas a criação deste produto. Tuo depende do planejamento, das metas estipuladas, dos objetivos que querem ser alcançados e claro, ficar de olho no que está acontecendo após a chegada do produto no mercado, porque é melhor consertar algum erro logo no começo do que deixar a marca cair no conceito. O lançamento está previsto para Abril (será que já saiu?!). Vamos ver se os planos estavam certos...

Um comentário:

  1. bem interessante o case como exemplo de planejamento. Com essas informacões é possível identificar o modelo de tomada de decisão adotada pela procter. O que vcs acham?

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