sábado, 6 de junho de 2009

Natura e a sociedade


Quando penso em uma empresa socialmente responsável, o primeiro nome que me vem a cabeça é Natura. E acredito que isso não é só para mim. isso porque a Natura já possui em sua essência esse lado responsável e inovador. 



Desde seu nascimento, quando ainda nem existiam os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social ela já tenta reduzir seu impacto no meio ambiente.
Seus produtos usam ingredientes da biodiversidade brasileira, todas as suas embalagens estão sendo desenvolvidas para serem biodegradáveis.

Ela foi uma das primeiras marcas a abolir o teste em animais, e está começando a mudar as fórmulas de seus cosméticos, trocando a matéria animal e mineral (proveniente do petróleo) para matérias primas vegetais. Os sabonetes foram os primeiros a terem sua fórmula mudada, e hoje todos já possuem somente ingredientes vegetais.

Um outro ponto positivo é o fato de ela ter sido a primeira empresa a fazer refis para os produtos mais consumidos, isso em 1983, quando ainda ninguém pensava em economia e disperdício.

Além disso, está fazendo um projeto de redução dos gases causadores do efeito estufa em sua cadeia produtiva, ou seja, a empresa é uma grande apoiadora do projeto Carbono Neutro.. Isso porque, toda sua fábrica em Cajamar foi planejada para que houvesse a menor interferência possível no ambiente, reutilizando água, com muitas paredes de vidro para economizar energia, etc. Também, não se pode esquecer da creche/escola para os filhos dos funcionários irem, e o clube, que pode ser frequentado gratuitamente pelos funcionáris e suas familias. Além disso, trocou todos os meios de transporte que locomoviam os funcionários dentro das fábricas por carros movido a gás natural, substitui o alcool das fórmulas do perfumes por álcool natural entre outros.

Isso mostra que a natura tem uma abordagem ativista, de se engajar em causas próprias e ir atrás do que ela acredita que possa melhora a sociedade e o ambiente .

Para mim isso só mostra que é possível sim fazer sucesso e lucrar muito sem esquecer do meio ambiente e da sociedade que está inserida. Hoje é cada vez mais importante prestar atenção à essas causas. Um engajamento verdadeiro, assim como o da Natura, e não superficial, apenas como forma de melhorar a imagem perante o público faz muita diferença, e além de ajudar a empresa, ajuda o ambiente. A preocupação com a sociedade, em ser ético, sustentável e não interferir no meio ambiente não deveria ser considerado como um diferencial hoje, mas sim como um pré requisito para continuar funcionando, no entando essa não é a realidade.



  • Abordagem ativista- Essa é a evolução citada aqui nesse texto no comportamento das empresas. É quando a empresa atua ativamente conservando o meio-ambiente e lutando por uma causa por conta própria.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário