Pensando técnica e friamente, parece muito lógico avaliar os processos para evitar que resultados indesejados ocorram ou até mesmo para corrigir aqueles que já não saíram como o esperado. Mas, na prática, o valor da “avaliação” não é tão claro assim, principalmente quando falamos em avaliar profissionais, integrantes da empresa, pessoas.
Se um gestor avalia seus funcionários de maneira ética e construtiva ele está não só contribuindo. para o desenvolvimento organizacional, como gerando o crescimento e amadurecimento daquele profissional. Seria perfeito se a avaliação seguisse sempre esse padrão - gestor sensato e funcionário disposto a aprender e melhorar; no entanto nem sempre as coisas ocorrem dessa maneira. Para que tudo aconteça da melhor maneira é preciso que gestores e funcionários estejam alinhados e empenhados em evoluir dentro da organização fazendo com que ela, consequentemente se desenvolva e tenha sucesso.
Em relação aos gestores, há três questões principais: competência de reconhecer tanto elementos positivos quanto negativos, capacidade de detectar tais elementos durante o processo, ou seja, antes que ele seja concluído e habilidade de dar um feedback de modo construtivo. Faz parte da natureza humana se atentar aos erros, o que é bom no sentido de que reconhecer um erro é o primeiro passo para corrigi-lo. Por outro lado, a concentração do foco nos problemas gera desmotivação. É preciso também valorizar os pontos positivos, afinal isso facilita os processos, mostrando aos indivíduos o que pode ser repetido e, além disso, faz com que as pessoas se sintam reconhecidas em seu ambiente de trabalho, o que gera mais produtividade e eficiência por parte desses profissionais. Obviamente, não se pode pecar pelo excesso, elogios e críticas devem ocorrer de modo equilibrado, evitando constrangimentos e acomodações.
O segundo aspecto destacado, a análise ocorrendo durante os processos, é algo extremamente importante, já que isso pode evitar erros, pode gerar o aperfeiçoamento e a melhora antes que o projeto seja concluindo, o que possibilita a percepção de resultados no próprio e não em próximos Jobs. A importância não a torna uma tarefa fácil, muito pelo contrário. Para avaliar algo que ainda não foi finalizado é preciso ter experiência e noções sobre macro e micro ambiente suficientes para prever quais serão os possíveis resultados de determinada ação. Além disso, e principalmente, é preciso ter bom senso para também não barrar boas idéias/ ações só porque elas ainda não tenham sido usadas ou por serem “ousadas”. A ousadia, apesar de apresentar alto risco, pode gerar resultados incríveis se for utilizada coerentemente com o público, o produto e o ambiente que os envolve.
Como terceira competência, destaco a capacidade de dar um feedback com o objetivo de reconstruir alguns tópicos e manter outros, gerando o desenvolvimento da organização e do grupo de trabalho e do profissional em si. O gestor ter isso como base já é o primeiro passo para que tudo ocorra da melhor maneira. Além disso, ele deve saber comunicar a análise feita sobre o funcionário, demonstrando o aspecto construtivo de tal ação e fazendo com que a pessoa avaliada se sinta motivada a mudar, melhorar, crescer.
Tão ou mais essencial do que tudo o que já foi falado, é imprescindível que o profissional faça sua parte e assuma uma postura madura dentro do ambiente de trabalho. Aquele que recebe seu feedback deve estar disposto a se desenvolver pessoalmente e dentro daquela empresa. É preciso que ele tenha envolvimento suficiente com a organização a ponto de avaliação, seja ela positiva ou negativa, faça sentido para ele. Para uma pessoa que trabalha sem pensar em desenvolvimento pessoal, plano de carreira ou sucesso profissional, não faz sentido nenhum receber críticas, afinal não faz parte de seus planos melhorar ou até mesmo crescer. Claro que elogios sempre serão bem vindos, pois fazem bem para o ego, mas isso não trará grande retorno por parte desse profissional. Comprometimento. É necessário que haja comprometimento para que também haja vontade de evoluir e isso é essencial para que os resultados bons ocorram.
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