Vamos falar de ETICA
O que é ética corporativa? O que é um dilema ético? Para quem a empresa deve prestar contas e ser responsável? Entre outras, essas foram questões levantadas no capítulo 5. A partir daí, da análise do capítulo – e de posterior pesquisa e estudo - foi possível encontrar com maior clareza, a resposta para o dilema. É sobre isso que eu gostaria de falar...
Uma coisa e fato: a ética é, cada vez mais, encarada como assunto essencial para uma empresa, transformando-se em item constante em pauta. Agora, é necessário criar e seguir um “código de ética” ao pé da letra?
Ética não se cria, nem pessoal, nem corporativa. Ética são princípios e valores. Ok, ela se desenvolve ao longo da vida, mas não é criada e seguida. A conduta das pessoas, sua dignidade e moral sinalizam intenções e escolhas.
Na empresa, que tem como principal elemento as pessoas, sua cultura e valores são desenvolvidos a partir dos indivíduos que dela fazem parte. Simplificando, as pessoas são éticas – ou não – e as empresas, ao desenvolverem duas atividades, vão revelar a soma dessas éticas pessoais daqueles que às representam.
Portanto, a ética corporativa é formada por indivíduos unidos por um objetivo comum de pensamentos e idéias, de valores e atitudes, e a mesma concepção na maneira de realizá-los.
No entanto, essa convergência ética pessoal e corporativa não é simples de se desenvolver. É preciso uma minuciosa “seleção de moral” e estímulos, para que os intuitos e valores do coletivo se tornem intuitos e valores da organização.
O preto nunca foi tão verde
Há 16 anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário