Bueno, socialização... Vimos este tópico no capítulo 13 e, sinceramente, na época, não linkei este assunto com nada na minha vida, apesar de estar trabalhando no Itaú, uma empresa com forte cultura organizacional, há mais de 01 ano. Porém, entre ver este assunto na aula e estudar para a prova, sofri uma mudança: saí do Itaú e passei a trabalhar na agência Giovanni+DraftFCB. Foi então que, estudando para a prova, entendi o que era que estava sentindo falta neste novo emprego: uma socialização formal. Deixe-me explicar melhor.
O Itaú foi meu primeiro trabalho “de verdade”. E, ao fazer parte da empresa, fui recebida com uma reunião de integração, ganhei um manual com o “Modo Itaú de Fazer”, aprendi um pouco sobe a Cultura de Performance do banco e, além disso, fiz alguns cursos online sobre a história do Banco – a socialização formal em sua definição mais pura! Na época, vou confessar, achei tudo isso um saco e desnecessário, um pouco “self-centered” demais para o meu gosto.
Hoje, porém, vejo como isso foi importante naquele momento. Com todas essas atividades, pude entender melhor o que se esperava de mim na empresa, que atitudes eram aceitáveis, que tipo de comportamento eu poderia ter. Percebi isso há 03 semanas, quando vim para a agência. Aqui, estou pisando em ovos até hoje, graças à informalidade da socialização. Não sei o que se espera de mim, não sei como devo me portar, que tipo de “liberdade” tenho... E dessa forma, confesso que às vezes me complico, me pego pensando “será que posso fazer isso? Será que devo fazer aquilo”?
Vou dar um exemplo: eu sabia, no banco, que poderia almoçar das 10 às 11h, se quisesse, das 14h às 15h, se quisesse, e das 12h às 13h. O importante era respeitar meu horário de almoço e, claro, não intervir no horário de reuniões.
Aqui, como ninguém me falou nada (e é uma agência, né? Super cool e etc.), achei que fosse igual. Pois bem, não é. E eu só descobri isso ontem, quando minha chefe me falou “tenta não chegar do almoço depois das 2h, ta?”. Neste momento, já eram 1h15 e eu não tinha ido almoçar... legal, não é?
Pois bem. Por causa disso, fica aqui meu pedido: empresas de todo o universo, por favor, sejam minimamente formais na sua socialização! Ajuda tanto no dia-a-dia dos novos funcionários...
O preto nunca foi tão verde
Há 16 anos

muito bem elaborada a análise e comentários.
ResponderExcluir